publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Cuidado com as armadilhas na hora de comprar pela internet

Por Fabiana Piasentin, Redação Yahoo! Brasil

Comprar pela internet é sinônimo de comodidade e economia de tempo - não é à toa que as vendas pela rede neste Natal devem crescer 40% em relação ao feriado do ano passado. No entanto, quem deseja fugir das filas de estacionamento e dos comércios populares abarrotados deve tomar algumas precauções para não tornar a facilidade em uma tremenda dor de cabeça.

A primeira delas, segundo Walter Sabini Júnior, CEO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de e-mail marketing, é manter o programa antivírus do computador atualizado. "Nas compras com cartão de crédito, o ideal é dar preferência a sistemas de pagamento, como o Pag Seguro e PayPal, que impedem que seu cartão seja clonado", explica.

No caso de compras originadas em e-mails marketings, ou seja, mensagens enviadas pela empresa com ofertas e sugestões de produtos, é fundamental verificar a veracidade da mensagem. "Ao colocar o mouse sobre o link que o e-mail direciona, o endereço que aparece deve ser o domínio da empresa. Além disso, todo web mail tem um cabeçalho característico, que é o provedor. Lá não tem como falsificar e o consumidor consegue ter 100% de certeza de que se trata da empresa que ele tem relacionamento", afirma Sabini.

Compras coletivas

As compras coletivas - sistema em que o produto ou serviço precisa atingir um número determinado de interessados para ser vendido abaixo do preço - viraram febre no país em 2010. Com descontos que chegam a 90%, o maior atrativo desse tipo de comércio também se torna o seu principal vilão: induz o consumidor a comprar sem necessidade.

"No caso desses modelos de compra a principal fonte de problema é a pessoa comprar no impulso. O consumidor vê a oferta e adquire, porque se ele for pensar ele já perdeu o benefício", afirma o diretor Executivo da Site Blindado S/A, Bernardo Carneiro. Para o especialista, a compra impulsiva pode gerar ainda outro problema: "a pessoa não presta atenção nos termos de compra, que são aquelas letras pequenas".

Foi o que ocorreu com o fisioterapeuta Miguel Francisco Bezerra de Medeiros, 26 anos, morador de São Paulo. Decidido a comemorar seu aniversário em um restaurante da capital paulista, adquiriu uma promoção no estabelecimento sem se atentar à validade da oferta. "Recebi a promoção por e-mail e comprei o cupom, apenas lendo os dados que estavam mais visíveis", conta.

Contudo, após a confirmação de compra, Medeiros percebeu que a oferta não poderia ser utilizada no dia de sua comemoração. "Tentei cancelar o cupom, mas não consegui. Decidi, então, ligar no estabelecimento e felizmente consegui resolver o problema", relata.

De acordo com o diretor do Site Blindado, o fisioterapeuta teve sorte, já que as empresas não costumam e não são obrigadas a abrir exceções. "Geralmente as regras são bem rígidas, se ele faz uma oferta por um valor especial e lá está descrito a validade, normalmente isso foi negociado."

Veja algumas dicas na hora de comprar nesses portais:

Verifique os termos de compra do portal: antes de iniciar sua navegação em um portal de compra coletiva, é fundamental se informar sobre as condições do negócio. Nesses portais, o consumidor recebe um voucher para compra em loja física, mas e se chegar no local e o voucher não funcionar? Esteja atento ao prazo de validade, por exemplo.

Avalie a Credibilidade do portal: hoje as redes sociais estão aí para evidenciarem o que há de bom e de ruim na web. Pesquise sobre o portal, seu nome antes de qualquer compra. A credibilidade, nesse momento, conta muito, principalmente, porque no Brasil esse conceito é relativamente novo.

Identifique se há um termo de segurança no site: avaliar a seriedade da empresa em relação à segurança disponibilizada aos internautas deve ser fator primordial. O portal pode oferecer condições incríveis, mas precisa assegurar que os dados do cartão de crédito que o consumidor passa ao efetivar uma compra são criptografados. Isso é possível por meio dos selos de segurança exibidos no site.

Cheque os tipos de marcas e parceiros presentes no portal: a busca por informações relacionadas às marcas que fazem parte da compra coletiva também é aconselhável. Afinal, comprar e não poder usufruir pode se tornar uma experiência frustrante.

Fonte: Bernardo Carneiro, Diretor Executivo da Site Blindado S/A
Site: yahoo.com.br
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu pedido ou sugestão

▲ Subir